sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DIABETES mais informações SEMPRE



Cuide-se!

Dos 300 mil brasileiros que morrem todos os anos por infarto ou AVC (derrame), quase a metade é diabética.
Quando a taxa de glicose não está controlada, a doença amplia o risco de problemas cardiovasculares, trazendo outras complicações crônicas. O aumento de açúcar no sangue causa grave danos aos vasos sangüíneos, tornando suas paredes mais grossas e menos elásticas, o que dificulta a passagem do sangue e pode, ainda, comprometer a visão e os rins.  O diabetes é a causa número um de perda da visão e falência renal.
Os nervos também são atingidos pelo diabetes sem controle. É a neuropatia diabética, em que há perda de sensibilidade dos pés ou das mãos: a pessoa pode ferir-se e não perceber. É importante para o diabético fazer um auto-exame diário dos pés, controle alimentar, exercícios, exames de sangue e urina freqüentes, e mapeamento da retina. Parar de fumar é muito importante. A nicotina, assim como o diabetes, estreita os vasos sangüíneos.

Lembre-se!

Manter-se ativo promove uma mudança radical no corpo. Com a prática regular de exercícios, a auto-estima aumenta, melhoram a estética corporal, a resistência física e a produtividade.

Movimente-se!

Recados dos médicos:

Quem está gordinho e perde 10% do peso corporal sai da população de risco. Praticar atividade física é a principal dica, mas sempre com orientação médica.
·        Os músculos ajudam o corpo a utilizar melhor a glicose
do sangue, diminuindo o risco do diabetes tipo 2;
·        Para o diabético, o treinamento com pesos, combinado ao exercício aeróbico, pode reduzir a necessidade de utilização de medicamentos.
·        Uma caminhada diária de 30 minutos também pode adiar e, até mesmo, evitar o desenvolvimento do tipo 2 em quem está acima do peso e já é um sério candidato ao diabete
Diabetes Alimentação: reeduque-se!

   Uma das principais causas do diabetes tipo 2 é a OBESIDADE. Vale a pena investir em um cardápio saudavel e até fazer reeducação alimentar.                          

Veja como começar:

1.   Atenção com os alimentos que se transformam em açúcar (glicose) muito depressa no organismo: pães e massas de farinha refinada, açúcar, doces e sucos;
2.   Evite carne com gordura, leite integral, queijos e frituras. Retire a pele das aves e separe a gordura da carne antes de cozinhar ou comer. Dê preferência ao leite semi- desnatado ou desnatado;
3.   Utilize alimentos ricos em fibras, como: frutas e vegetais frescos; pão e cereais integrais; feijão e legumes; arroz integral, cevada e aveia. Todos evitam que o nível de glicose suba muito rapidamente depois de ingeridos.
4.   Beba bastante água. Evite bebidas alcoólicas;
5.   Cuidado com doces dietéticos ou diet: eles podem ter muita gordura e isto prejudica a digestão e afeta a glicemia.
6.     Cebola, alho, ervas e canela são temperos que ajudam a estimular a atividade da insulina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.