sexta-feira, 29 de julho de 2011

CÂNCER

CÂNCER
Quanto antes você souber sobre o assunto, melhor.

O câncer tem como principal característica o crescimento desordenado das células do corpo.
Esse crescimento é maligno, porque as células invadem os tecidos e órgãos e, ainda, podem se espalhar para outras regiões do corpo, à distância do tumor primário (aquele que é o local de origem do câncer), processo chamado de metástase.
À medida que as células cancerosas atingem os órgãos, eles podem perder parcialmente as suas funções.
Já um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, o que raramente constitui um risco de morte.
Dois fatores determinam os vários tipos de câncer.
Um deles é determinado pelo tipo de célula em que teve início o câncer. Por exemplo, existem diversos tipos de câncer de pele porque a pele é formada de mais de um tipo de célula. Se o câncer tem início em tecidos epiteliais como pele ou mucosas ele é denominado carcinoma. Se começa em tecidos conjuntivos como osso, músculo ou cartilagem é chamado de sarcoma. Outra característica que diferencia os tipos de câncer é a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir
tecidos e órgãos vizinhos ou distantes (metástases).


FATORES DE RISCO

Uma grande quantidade de fatores genéticos ambientais aumenta o risco de desenvolvimento de câncer. A história familiar pode determinar um risco maior de desenvolver a doença em alguns casos.
Por exemplo, as chances de uma mulher apresentar um câncer de mama aumentam de 1,5 a 3 vezes se a mãe dela ou irmã já desenvolveram esse tipo de câncer.
Hábitos de vida e fatores ambientais são significativos para o aparecimento da doença. Um dos mais preocupantes é o tabagismo, que aumenta substancialmente o risco de câncer de pulmão, de boca, de laringe e de bexiga. O cigarro é responsável por 90% das mortes por câncer de pulmão e 30% das mortes por outros tipos de câncer.

TRATAMENTO

O tratamento do câncer pode ser feito através de cirurgia, radioterapia, quimioterapia ou, eventualmente, até por transplante de medula óssea.
Em muitos casos, é necessário combinar essas modalidades.

PREVENÇÃO

Hábitos de vida saudáveis são indispensáveis para eliminar fatores de risco que aumentam a propensão a alguns tipos de câncer. Evitar a exposição solar sem
o uso de protetor mesmo no horário adequado, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas em excesso, evitar o contato direto com substâncias químicas, principalmente em ambientes industriais, são algumas medidas preventivas.
Fonte: Portal Unimed.

Dr. Luiz Nunes de Araújo
Coordenador de Medicina Preventiva
    
(CSO/SEMPRE UNIMED)



Sra. MARY KOIFMAN

Supervisora de Medicina Preventiva
    
(SEMPRE UNIMED)





O melhor plano de saúde é VIVER

O segundo melhor é UNIMED

O terceiro é a PREVENÇÃO SEMPRE
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.