PROGRAMAS DE MEDICINA PREVENTIVA SEMPRE UNIMED
Níveis de Ações
Programas implantados com enfoque na Segmentação Primária e Secundária com ciclos de palestras, dicas de saúde e grupos terapêuticos planejados através de Projetos.
Na segmentação Primária também está à promoção de eventos públicos como Caminhadas acompanhadas de profissionais da área de saúde.
Três diferentes níveis de Medicina Preventiva: Primário, Secundário e Terciário, o que significa promover a saúde e trabalhar no sentido de evitar que as pessoas adoeçam.
Segmento Primário: Programa de Educação para a Saúde. Leva informações e orientações médicas para os usuários seus familiares, através de folhetos educativos, campanhas, cursos, palestras e demonstrações sobre vários temas, como planejamento familiar, amamentação, stress, relaxamento, prevenção do câncer do colo uterino e de mama, saúde da mulher, prevenção de acidentes, reeducação postural, entre muitos outros.
As ações de Medicina Preventiva incluem cursos, palestras, grupos de discussão e apoio além de demonstrações práticas realizadas por equipe multidisciplinar.
Patologias: DIABETES, HIPERTENSÃO, OBSIDADE e PREVENÇÃO DO CANCER DO COLO DO UTERO.
Objetivo: Motivar o individuo a auto-cuidados.
Segmento Secundário: PAP - Programa de Apoio ao Paciente. Auxilia no tratamento de pacientes com determinadas doenças crônicas, tais como obesidade, diabetes, hipertensão, e câncer do colo do útero entre outras, através de acompanhamento especial de equipes multidisciplinares, além de constantes reuniões informativas e distribuição de material educativo específico extensivo aos familiares.
O PAP é um serviço corresponde ao incremento da Medicina Preventiva Primária para pacientes com doenças crônicas. Neste programa, são estabelecidos programas pró-ativos de ação junto aos portadores pré-identificados e cadastrados
Usuários que sofrem de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, obesidade, câncer do colo do útero e merece atenção especial.
No "Programa de Apoio ao Paciente”, os indivíduos recebem textos educativos, participaram de cursos e passam a ser orientados por especialistas através de contatos pessoais, por telefone ou fax.
Com esse canal permanente de comunicação, o paciente pode dispor de informações sobre a sua doença, receber indicações de autocuidados e uso correto de medicamentos, também dialogando com pessoas que vivem os mesmos problemas.
Objetivo: Melhorar a adesão ao tratamento, orientando, direcionando, motivando e detectando dificuldades.
Segmento Terciário: (ainda não trabalhamos este segmento) – Será o acompanhamento Multidisciplinar de Casos de Alta Complexidade. Voltado ao atendimento de pacientes com enfermidades complexas, os quais serão acompanhados individualmente e constantemente, por equipes médicas multidisciplinares, inclusive com aconselhamento familiar.
No segmento terciário haverá a atuação através de consultas programadas nos consultórios médicos para as especialidades de:
No segmento terciário haverá a atuação através de consultas programadas nos consultórios médicos para as especialidades de:
1. Endocrinologia: Portadores de Diabetes e Obesidade Mórbida;
2. Cardiologia: Portadores de Hipertensão, Angina, Infarto e Insuficiência Cardíaca;
3. Ginecologistas e Obstetras: Portadores de câncer do colo do útero.
4. Geriatria: Dedicada a atender os usuários maiores de 65 anos portadores ou não de doenças crônicas;
Outras especialidades médicas de apoio disponibilizadas aos usuários participantes do ambulatório de medicina preventiva são:
1. Homeopatia;
2. Psiquiatria.
Os participantes contaram ainda com equipe de nutrição e psicólogos para consultas acompanhamento e orientação.
O usuário participa dos gruposo por convite da Medicina Preventiva, indicação médica ou livre iniciativa em todas as situações há uma entrevista prévia para confirmação da condição.
Após a entrevista e confirmação da condição o usuário é direcionado para os especialistas indicados e utiliza os nossos serviços
O Programa de Monitoramento tem a finalidade de prover ao usuário uma equipe de apoio dedicada à vigilância, orientação e educação para obter a melhor resposta ao tratamento prescrito pelo médico.
O monitoramento será realizado através de contatos telefônicos ou pessoais efetuados por enfermeiras com periodicidade variável de acordo com a necessidade de cada paciente ou da solicitação do médico, sendo que o prazo médio de participação no programa é de 6 meses, tempo suficiente para o paciente obter o conhecimento que permita a ele e seus familiares autonomia e controle sobre a situação.
Para participar do programa nem o paciente ou o médico precisam pertencer ao ambulatório de Medicina Preventiva, basta que o paciente se enquadre dentro das doenças acompanhadas, precise de cuidados e orientações e deseje melhorar sua qualidade de vida e de seus familiares.
O SEMPRE UNIMED MANAUS restringe-se em principio aos Segmentos Primário e Secundário, sendo esse o foco inicial da Qualificação em Saúde Suplementar.
Como bem ressaltou Luciana Souza da Silveira, autora do livro Prevenção de Doenças e Promoção da Saúde - Diferenciais estratégicos na Conjuntura do Mercado de Saúde Suplementar, “quando a empresa conhece bem sua carteira, sabe quais os focos de problema, ou seja, passa a ter o controle de quais procedimentos são mais onerosos para seu orçamento e se torna capaz de dar o segundo passo com segurança. Assim, a operadora que detectar maior incidência de, por exemplo, problema cardíaco entre seus beneficiários poderá concentrar seus programas de promoção e prevenção em ações voltadas para esse tipo de enfermidade. E Silveira ainda ressalta que o porte da operadora não é determinante em termos de investimentos em ações de promoção e prevenção, pois as empresas menores podem desenvolver ações específicas voltadas para as doenças mais freqüentes de seus beneficiários e, assim, diminuir a reincidência do problema. É uma maneira de cuidar da saúde do consumidor, reduzindo gastos e investindo num diferencial mercadológico precioso. Neste aspecto, programas de promoção à saúde e de prevenção de doenças e passam a ser também uma ferramenta de marketing. Por isso, no título do livro, usou o termo diferencial estratégico. É um diferencial precioso em relação àquela empresa que é apenas uma repassadora do dinheiro do consumidor para o prestador de serviço".
Dr. Luiz Nunes de Araújo
Coordenador de Medicina Preventiva
(CSO/SEMPRE UNIMED)
Tel: 3212-2000 ramal: 2040
Coordenador de Medicina Preventiva
(CSO/SEMPRE UNIMED)
Tel: 3212-2000 ramal: 2040
E-mail: dr.lna@unimedmanaus.com.br
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O terceiro é a PREVENÇÃO SEMPRE
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